Páginas

5 de fev. de 2014

A história do crochê

    Boa noite meus amigos! Hoje vamos conhecer um pouco sobre a história de uma maravilhosa arte com inúmeras possibilidades. Alguém adivinha qual é? Isso mesmo, o CROCHÊ. 

Então vamos lá!
 
O que é crochê?


               A palavra foi originada de um termo existente no dialeto nórdico, com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado.  É uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Pode fazer vários desenhos, dependendo dos pontos empregados. O limite para esta arte é a sua imaginação.

 
Onde surgiu o crochê??
 
              Alguns acreditam que o crochê surgiu de práticas tradicionais na Arabia, América do Sul ou China, mas não existe nenhuma evidência decisiva dessa técnica antes de sua popularidade na Europa durante o século 19. Pouco se conhece dos primeiros passos do crochê, mas acredita-se que os primeiros trabalhos foram feitos com os dedos. Os escritos mais velhos que se tem são do ano de 1812 e a primeira receita de crochê publicada, apareceu na revista holandesa "Penelope" em 1824.


Tipos:


 Existem vários tipos de crochê. Alguns deles são:
              Crochê peruano (Não achei muitas informações)
              Crochê de grampo (Não achei muitas informações)
            O crochê tunisiano é uma variedade do crochê, conhecido como crochê/tricô já que se assemelha um pouco ao tricô, utiliza uma única agulha com gancho em um dos lados, semelhante à de crochê, mas com comprimento de uma agulha de tricô normal, com uma ponteira para evitar que os pontos caiam.
Crochê tradicional é o mais conhecido e o que amamos fazer.


ESPERO QUE TENHA GOSTADO DESSA VIAGEM NA TRAJETÓRIA DO CROCHÊ. 
 
Beijos!!!

Pesquisa retirada dos seguintes sites:


http://crochedaju.webnode.com.br
http://www.euamodoces.com.br/2013/09/a-arte-e-historia-do-croche.html
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/47886/croche-o-que-e-e-como-surgiu#ixzz2sUQLFf6Y
http://queilarte.blogspot.com/2007/10/histria-do-croch.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Croch%C3%AA


Gostou? Então não esqueça de seguir. Clique em "Participar deste site" na lateral do blog.

15 comentários:

  1. Olá estou me cadastrando também na agenda de blogs, já estou te seguindo vou deixar meu link www.dedecroches.blogspot.com.br, te aguardo bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déia! Obrigada pela visita. Te seguirei tbm. Bjus!

      Excluir
    2. Adorei o seu blog!! Muito lindo, minha avó faz crochê, coisas lindas, eu infelizmente não tenho o dom!!
      Mas faço artesanato em e.v.a, e quando der dá uma passadinha no meu blog! Bjs
      http://patyverarts.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Que bom que gostou! Seu dom tbm é maravilhoso!
      Já conheço seu blog e te sigo. Acho seu trabalho incrível. Parabéns!!!

      Excluir
  2. Parabens pelo blog e os trabalhos! Também já estou seguindo..
    Muito legal saber a historia desse mundinho maravilhoso do crochê que eu amo!!!

    Bom final de semana!
    Beijos, Nina

    http://ninabarbantes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nina. Obrigada pela visita. Fiquei muito contente.
    Vou lá conhecer o seu cantinho. Bjus!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, passando para retribuir a visita e aproveitando para conhecer seu cantinho.
    Parabéns! Amei conhecer um pouco da historia do crochê.
    Já estou te seguindo.
    Desejo muito sucesso nesse 2014, que ele seja recheadinho de coisas boas!
    Bjos no coração!
    Muita Saúde e paz!
    http://luskidoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos votos e pela visita Lúcia. Nos deixou muito feliz! Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Vim retribuir sua visita, bjos, seguindo vc

    ResponderExcluir
  7. Olá Beka B ,interessante essa historia do crochê não conhecia.
    Gostei do seu blog estou seguindo
    também sou da agenda dos blogs.
    aguardo você lá...
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito. Pesquisei um pouquinho antes de postar e amei. Obrigada pela visita! Vou lá conhecer seu cantinho.

      Excluir
  8. Olá, Bom dia!
    Adorei o seu blog, de muito bom gosto.
    Vim para retribuir a sua visita ao meu blog, te agradeço pela atenção, e será um enorme prazer te receber novamente.
    Já estou te seguindo para saber de suas novidades!
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você ter gostado Nataly. Um bjus!!!

      Excluir
  9. Boa semana.

    marcos-guima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir